Wednesday 2 January 2008

X-mas in Poland

Na wigilia ou X-mas eve, os polacos poem na mesa 12 pratos diferentes (mas nada de carne) e diz a tradicao que temos de os provar todos. Eis algumas coisas que degustei: os famosos pierogi (com cogumelos e couve), os paszteciki (paezinhos com cogumelos no interior, ou outras coisas que nao consegui identificar :P), a carpa (da qual guardo uma escama no porta-moedas para que nao me falte dinheiro durante todo o ano) e outros pratos de peixe, peixes fumados, etc. Ah, uma coisa girissima que nao posso deixar de mencionar: nesta epoca vendem as carpas vivas no supermercado, mantendo-as em pequenas piscinas, daquelas que compramos para por no jardim - so visto! Comi tambem saladas frias, a borsch (sopa de beringela), uma sopa de cogumelos, o tipico makoviec (um bolo com sementes de papoila), cheesecake e piernik (bolo de gengibre, o meu preferido). Havia tambem a disposicao uma sopa de morangos, estranhissima, que preferi nao experimentar.
Outro costume interessante e o facto de deixarem sempre um lugar vazio na mesa para alguem de fora (este ano, eu!). Alem disso, antes de comecarem a comer, cada um tem um pedaco de hostia (opłatek) que partilha com as pessoas presentes, fazendo os votos individual e pessoalmente. Talvez seja dificil para voces visualizar esta tradicao, nao sei se me expliquei bem.
No dia 25, comi bigos, um prato com diversos tipos de carne, cogumelos e couve, muito fixe; e bebi muita vodka :)

Quanto a passagem de ano, ja se sabe, de novo muita bebida, e do resto nao me lembro! :) Nao, estou a brincar.

Ah e nao nevou no Natal (bolas, todas as minhas expectativas foram por agua abaixo), mas nevou no reveillon, ah poisssss e! E os lagos gelaram! :)
Zima, zima, zima
Pada pada śnieg
La la la la la la
Dzyń dzyń dzyń! (the best polish X-mas song! :))

Ah e nao sei se sabem, mas tenho um autografo do autentico Pai Natal, que este ano veio da Laponia para ver as criancas de Olsztyn! Afinal ele existe!

3 comments:

Unknown said...

Pah, tive a mesma sensação, não nevou no Natal, lá se foram as minhas expectativas românticas quanto a um Natal com neve ... Em contrapartida, sim, nevou na passagem de Ano, ao contrário de ti lembro-me bem de ter dado um espalhanço na neve na noite de passagem do ano ... Bom 2008, ano que nos iremos visitar brevemente e mutuamente Polónia -Hungria (ou vice-versa) ... Assim o espero!

F. said...

Claro que nos veremos! Mal posso esperar para comecar a viajar! Um abraco :)

Lucília said...

ó pá!!!! Isso é que foi um Natal cheio de novidades :)
Mais um experiência intercultural e esta tão forte, que por mais que tente não consigo perceber as expressões polacas. Só me resta imaginar :)
Fiquei com água na boca e pensava que sóos tugas é que tinham a mania de enfardar, hehe.

Jinhos