Wednesday 2 January 2008

Why Poland?

De Portugal para a Polonia. Com o objectivo de dar um pouco de mim e levar comigo algo da cultura polaca. Porque é nesta troca intercultural, nesta diversidade, que compreendemos que é no dialogo e no respeito pela diferença que esta o ganho. Nunca é demais ouvir, conhecer. As riquezas por explorar sao infinitas.
Viver in loco a realidade de outras culturas, participar activamente no dia-a-dia de comunidades estranhas ao meio em que crescemos – que por muito tempo julgamos ser o unico e que sera sempre, quer queiramos quer nao, o meio com o qual mantemos relaçoes mais fortes – é algo que me fascina. No mais pequeno detalhe, descubro no meu interior uma sensaçao intensa, inexplicavel. Neste mundo em que vivemos, tao grande e tao pequeno ao mesmo tempo, ha em tudo, por mais pequeno que seja, uma aura de magia que o tumulto do quotidiano nos impede de ver.
Mas voltemos à questao inicial: porquê a Polonia? Eis a pergunta que ecoa nos meus ouvidos desde que cheguei a este pais no centro-leste da Europa. Nao importa agora a razao pela qual me encontro aqui, mas o interessante é verificar como todos os polacos me questionam por que razao escolhi eu a Polonia para passar os proximos dez meses da minha vida. "Porquê a Polonia? Porquê este pais e nao outro?"
Ora, depois de muito ter ouvido dizer que os polacos sao nacionalistas, soa estranho ouvir repetidas vezes esta questao. Com certeza alguns polacos identificam-se com este tipo de ideologias, como em qualquer parte do mundo, e na Polonia isso tornou-se mais evidente gracas a Kaczynski, que liderou o governo polaco durante dois anos. Mas isso nao quer dizer que os polacos sejam nacionalistas, facto facilmente corroborado se atentarmos nas ultimas eleicoes, em que o estilo de governar de Kaczynski foi rejeitado por uma politica mais pro-europeia. Volvidos quase tres meses neste pais, eu diria antes que os polacos viram o seu ego algo destruido por um passado de opressao.
Todos sabemos como a Polonia foi ocupada e a sua populaçao perseguida, nao ha muito tempo, durante a II Guerra Mundial. Quando finalmente se viu livre da ocupaçao alema, caiu no dominio soviético, vivendo quatro décadas sob controlo dos comunistas. E como a historia deixa sempre as suas marcas, a Polonia vive ainda as consequencias do dominio sofrido, estando agora a começar a levantar-se.
Todavia, apesar da economia mostrar sinais de progresso, sao muitos os polacos qualificados que procuram melhores condiçoes nos paises mais ricos da Uniao Europeia, como o Reino Unido. E, pois, para eles, dificil aceitar que alguem venha de livre e espontanea vontade trabalhar para este pais.
De realçar, porém, que a Polonia é também um pais hospitaleiro, tolerante e muito acolhedor, apesar do clima frio. Nele podem deleitar-se com paisagens magnificas e diversas, com uma arquitectura interessante, gastronomia exotica e tradiçoes variadas. A pergunta que encabeça o texto, eu respondo entao, perguntando com toda a segurança, "Por que nao?".

1 comment:

Unknown said...

Eles também me fazem essa pergunta mas ao contrário Porquê a Hungria? Começo agora, depois de já estar deprimido com o frio a dizer Porque não ...