Monday 7 January 2008

Sobre o meu projecto

Ha muito que fiquei de vos falar mais sobre o meu projecto e so agora, depois de interpelada pela Marisa (futura voluntaria na Polonia - obrigada e seja muito bem-vinda! :), me lembrei de honrar o meu compromisso. Pois e, o que faco eu aqui? Ja sabem que trabalho numa biblioteca chamada Planeta 11, certo? Aqui dou aulas de portugues a adultos, que gostam muito da lingua e aprendem muito depressa!... Sao muito interessados, como ja vos tinha dito. Alem disso, ha aulas de frances, espanhol, ingles e outras, tudo de graca, para quem quiser! Para os que ja dominam estas linguas e querem praticar, temos conversacoes. Por exemplo, uma vez por semana tenho uma sessao de portuguese cafe, onde o pessoal aparece para debater a actualidade ou falar simplesmente sobre o tema que surgir no momento.
Nesta biblioteca, estou a desenvolver tambem um workshop de jornalismo: agora estou a dar aulas teoricas com nocoes basicas e depois vamos tentar criar um jornal para a biblioteca. Alem disso, pontualmente temos outras actividades culturais como apresentacoes sobre diversas culturas (estou a preparar uma portuguese evening), sobre programas como o EVS, exibicoes, ateliers, etc.
Este mes, ja amanha, comeco a dar licoes de portugues a criancas numa outra biblioteca multimedia dedicada aos mais pequenos, chamada Abecadło. Interessante tambem e o facto de esta biblioteca se situar num centro comercial - muito a frente, hein? Podem dar uma vista de olhos nos links que postei aqui ao lado, embora estejam em polaco.
Mais, faz parte das minhas responsabilidades como voluntaria ajudar nas tarefas diarias da biblioteca sempre que necessario: assim, muitas vezes tenho de arrumar livros, cd's e dvd's nas devidas prateleiras, entre outras coisas.
Depois, no meu tempo livre, ocupo-o da melhor forma possivel, indo ao cinema, ao teatro, patinando no gelo (yeaaah!), brincando na neve, passeando, saindo com voluntarios e polacos, e, claro esta, tenciono comecar a viajar mais, ca dentro e la fora! Any questions?

4 comments:

Miss Lee said...

e curtes?? pq isso é que é importante!

Marisa said...

olá flavia! obrigada po teres rspondido á minha pergunta, fique bem mais esclarecida!Vou precisar da tua ajuda porque tb vou dar aula de portugués, se pudesses manda-me dicas para as primeiras aulas. Nunca dei aulas, por isso, não sei por onde começar! Tremo cada vez que falas do frio congelente!! Eu sou bastante friorenta! Sabes se normalmente os edificios têm aquecimento central? beijo e coragem nesses ossos! =)

Pipinha said...

ola.td bem por ai?tive conhecimento do teu projecto e do teu blog atraves de um amigo que te conhece e q esteve e está por estes dias, pa esses lado. ele deu-me o teu contacto, pk sou professora do ensino basico e estou, acabo o curso este ano e n tou com esperança nenhuma de ser colocada.mas como o gosto por ensinar e mais q mt, vou atirar-me de cabeça a este tipo de experiencias como estas a fazer...o voluntariado e super interessante, importante e acima de td gratificante. gostava que me desses algumas informaçoes, do genero, onde me posso inscrever, o que terei de fazer para me inscrever, quais os paises onde sabes que podemos fazer voluntariado?ou é mm so polonia?e q tb gostava de experimentar africa, etc...agradecia-te imenso o maximo de informaçoes q me pudesses dar, ou mm encaminhar-me pa algum site, ou instituto ou mm alguma pessoa q me possa dar umas dicas, pa que possa começar a tratar destas coisas.bigada. bjinhos e boa sorte por ai.Ana Filipa

F. said...

Ola Ana. Para comecar deves contactar a Vertigem, cujo link podes encontrar neste blog. Depois podes tambem saber mais sobre SVE no site http://ec.europa.eu/youth/youth-in-action-programme/doc82_en.htm Se quiseres adicionar-me no messenger podemos falar mais: fccdiniz@hotmail.com Saudacoes ;)