Monday 28 January 2008

Kino Awangarda

O cinema e uma arte. Ir ao cinema um prazer, principalmente quando o filme vale a pena. Mas ir ao cinema aqui na stare miasto (baixa da cidade ou cidade velha) de Olsztyn e qualquer coisa de espectacularmente indescritivel. Chama-se Kino Awangarda e nao tem nada a ver com as modernas salas de cinema dos grandes centros comerciais. Trata-se de um cinema intimista, com um cafe decorado de acordo com a arte a que faz referencia e com uma sala apenas, muito simples, mas que nos transporta aos primordios da criacao cinematografica. E o delirio dos cinefilos. Ontem fui ao cafe e deliciei-me com uma cerveja quente. O vinho e a cerveja quentes sao tipicos aqui tambem. So nao vou mais ao Kino Awangarda porque, quando as peliculas sao muito alternativas, tenho dificuldades em entender o seu conteudo, uma vez que ainda nao consigo ler as legendas em polaco e apanho o sentido do filme mais pelas imagens.
A sensacao e mais ou menos a mesma quando viajo nos comboios polacos, parece que estou a viajar na Historia. Sao comboios com cabines, se e que me faco entender, que me fazem lembrar aqueles existentes por volta de 1945.

No comments: