Friday 9 November 2007

Polish is fun :))))

Apesar de complicado (o polaco e a terceira lingua mais dificil do mundo a seguir ao mandarim e ao hungaro), aprender polaco pode ser muito divertido! Reparem:

Pergunta: Tutaj jest Bill Clinton?
Resposta: Tutaj nie ma Billa Clintona :D Hahahaha

O mesmo se passa com Tom Cruise, que muda de sexo quando temos de usar a forma genitiva (nao me pecam para explicar isto, so sei que ha uma data de formas: nominativa, instrumental, acusativa, genitiva, etc.), passando a chamar-se Toma Cruisa :) Ja Sarkozy passa a Sarkoziego. Com nomes femininos o caso nao e tao grave: por exemplo, Julia Roberts passa a Julii Roberts. Eu posso chamar-me de Flavii, Flavię e Flavią, penso, mas nao tenho a certeza... Os substantivos e adjectivos mudam constantemente dependendo do verbo ou da frase - ainda n domino bem isto (e acho dificil vir a dominar) -, so os adverbios se mantem sempre iguais. Bardzo bardzo trudny ale zabawny!;) Difficult but fun!

1 comment:

Anonymous said...

não é assim tão difícil, tem palavras semelhantes às nossas. eu adoro a língua polaca e estou a aprendê-la. mas sim, é 'funny' :D