Monday 7 April 2008

Mais sobre o meu e outros projectos

Bom, ha muito que nao vos falo do meu projecto e, entretanto, algumas coisas mudaram: abandonei as conversacoes em portugues e passei a dar aulas de portugues duas vezes por semana. De todas as actividades que tenho, esta e aquela de que gosto mais, porque as pessoas estao mesmo interessadas e aprendem muito depressa. Com as criancas desisti, nao consegui captar a atencao delas para a lingua portuguesa.
Primeiramente dei aulas de jornalismo, agora estamos a tentar criar uma revista para a biblioteca, a ver vamos se sai alguma coisa. Uma vez por semana temos um debate sobre temas polemicos a nivel internacional ou questoes filosoficas. De vez em quando, faco apresentacoes sobre EVS e sobre Portugal para turmas do ensino secundario. Tenho tambem um Art Atelier, mas as pessoas nao tem aderido muito. Tentamos renovar constantemente as nossas actividades, porque as pessoas cansam-se facilmente. No final de Abril, vamos desenvolver diversos workshops em diferentes bibliotecas de Olsztyn, no ambito dos "Days of Literature".
Este ultimo training que tivemos serviu tambem para reflectir acerca do trabalho desenvolvido, em que aspectos melhorar, e tambem para ganhar um pouco mais de motivacao para os meses que faltam. Pessoalmente, voltei com mais forca para me dedicar ao estudo da lingua polaca, que, no meu caso, estagnou completamente desde que deixei de ter aulas, no inicio de Janeiro. Veremos como corre a recta final.
Importa ainda referir que, atraves da troca de experiencias, cheguei a conclusao de que nem tudo sao rosas num projecto EVS e ha voluntarios com imensos problemas: uns vivem em mas condicoes de acomodacao, no meio do nada, em vilas com 300 pessoas, outros nao tem trabalho absolutamente nenhum e nao podem sequer sugerir, outros ainda tem problemas pessoais com os coordenadores e/ou mentores, ja para nao falar na questao da gestao financeira dos fundos concedidos pela Comissao Europeia, que, nalguns casos, parece ser um negocio da China.
Uma colega alema, por exemplo, que trabalha num hospital para disabled people, recebe apenas pocket money e tem de comer diariamente no hospital, quer queira quer nao. Aos fins-de-semana, dao-lhe um farnelzinho, pelo que gasta todo o pocket money e mais algum dinheiro em comida. Mas, mesmo assim, mantem o seu espirito positivo, e uma pessoa impecavel. Forca Anna, estamos contigo!
Eu vim de olhos fechados (porque nem sempre o que consta do activity agreement inicial, um documento que assinamos, e a realidade) e, por acaso, tive sorte com a minha organizacao.

2 comments:

Unknown said...

Foste ao EVS Club? Tá tudo dito ... Não te envolvas muito nisso ...
Beijinhos e continua com o teu bom trabalho e a divertir-te!!!

Miss Lee said...

nao é um mar de rosas, claro, mas vela bem a pena! eu vi mts voluntarios com problemas graves. eu propria tive problemas serios com a minha org... mas o voluntario é um gajo que está aberto a quase tudo e enfreta qq dificuldadepara levar as cenas ate ao fim. afinal, nãõ ha outra oportunidade como esta! aproveita bem!!